Moisés cresceu em meio a diferenças entre seu povo e os egípcios. Enquanto aquele povo era escravo, os egípcios eram seus senhores. Durante os primeiros 40 anos, Deus permitiu que Moisés observasse de perto a nítida diferença entre o Seu povo e o de Faraó. A qualidade de vida entre eles era muito agressiva. Os israelitas escravos viviam em extrema pobreza, enquanto os senhores egípcios viviam regaladamente. Quanto maior eram os filhos de Israel, maior era a miséria, enquanto seus senhores ficavam ainda mais ricos. E este maior número de escravos trabalhando significava um ganho a mais.
Por causa disso, Faraó jamais planejava deixá-los partir. Não poderia deixar de possuir a mão de obra gratuita! Imagine o prejuízo na economia egípcia! Imagine, por sua vez, a vida cômoda e fácil que o povo egípcio levava! Ele não tinha que colher! Apenas ordenavam e seus servos, forçados pelas circunstâncias, tinham de cumprir. Faraó não precisava expor seus jovens a trabalhos duros. Ao invés disso, investia-se neles, quer nas suas ciências, quer no preparo para a guerra. A ciência egípcia era a mais avançada do mundo justamente por isso: o povo não precisava sujar as mãos nem perder tempo com afazeres menores. Havia mão-de-obra à vontade, facilitando muito o crescimento daquela nação e contribuindo para ser a maior do mundo na sua época.
Como os escravos hebreus eram considerados um povo extremamente repugnante aos olhos dos egípcios, construiu-se uma cidade separada da capital onde eles pudessem habitar. Por isso nasceu Gósen, a cidade dos escravos. Moisés foi um privilegiado, pois, apesar de sua origem escrava, era considerado como neto de Faraó, ele não tinha nenhuma obrigação como os demais escravos, mas privilégios como qualquer egípcio. Entretanto, seus pais se mantinham escravos. E ele cresceu vendo essa enorme diferença entre os seres humanos. A diferença não estava entre animais racionais e irracionais, mas entre seres da mesma espécie.
Cada dia seus olhos tinham de testemunhar essa injustiça gritante imperando… E ao invés de tirar proveito para si e seus familiares, crescia dentro de si a revolta diante daquele quadro pintado com lágrimas, sangue e dor. Seu povo não tinha perspectiva de um futuro melhor, sequer o direito de sonhar com a liberdade, seus pensamentos estavam totalmente absorvidos em atender cada vez melhor seus senhores para não ser punido com a morte.
Mas Moisés podia sonhar, pensar e até planejar algo que mudasse aquela situação. Talvez, se esperasse assumir o trono, poderia livrar seu povo daquela escravidão. Mas será que os oficiais egípcios iriam permiti-lo? É claro que não! O que fazer então? Havia um grito na alma que o atormentava a cada dia, mais e mais, numa revolta mesclada com o sonho de mudar aquela situação, e se acendia cada vez mais dentro do peito, paralelamente a essa voz vinha à sugestão estranha dizendo: “Puxa vida! Você é tão sábio, tão forte, tão saudável… você poderia ajudar sua família a ter uma vida melhor e não se preocupar tanto com os outros… Afinal de contas você é jovem e tem um futuro brilhante… Aproveite essa chance de viver intensamente com as comodidades dos palácios! mulheres, vinho, riqueza, glória, enfim, não lhe falta nada! Por que se preocupar com esse ‘povinho’? Mas a fé recebida de sua mãe exigia uma atitude. Tinha de haver uma mudança daquela situação! Como? Quando? Não é possível isso continuar! Onde é que está o Deus de Abraão, de Isaque e de Israel que não toma nenhuma providência? E o que é feito de todas as Suas maravilhas no passado?
O Sinai foi o lugar de transformação, da diferença! Moisés foi colocado na posição de Deus na terra; o cajado de pastor se transformou no Cetro de Deus; Arão foi designado como porta-voz de Moisés; o fogo de Deus deixou de arder na sarça para arder no coração de Moisés; os sonhos de Moisés eram os mesmos sonhos de Deus. Dois para três milhões de escravos tornaram-se uma nação forte e independente; eles ficaram livres, e os livres nunca mais foram os mesmos, pois o Egito perdeu toda sua pujança e nunca mais se levanto. O sonho que estava no coração de Moisés tem que estar hoje em nossos corações para a realização de nossos sonhos!
Deus abençoe todos abundantemente.